História e Fundação

      No bairro Dona Teodora, existia um banhado, que foi utilizado como aterro sanitário(lixão). Nos anos 80 foram construidos, neste aterro, vários conjuntos habitacionais. São eles os condominios Garden Park, Riviera Italiana(depois desmembrado), Uruguai, Pres. Mitre, Entre Rios, Argentina, Paraguai, Brasil e Prata. No local foi preservado uma área de parque, chamado de Mascarenhas de Moraes, que inclui uma reserva ecológica. O local ficou conhecido como PARQUE HUMAITÁ.
       Com o tempo os moradores do Parque Humaitá, se reuniram para enfrentar as dificuldades de transportes, educação e segurança. Daí foi organizada e fundada, no dia 30 de abril de 1983, a Associação dos Moradores do Parque Humaitá.
        Com a constituição do Bairro Humaitá, este veio a integrar as comunidades do Parque Humaitá, Vila Santo André, Vila dos Ferroviários, Vila Santo Antônio, Vila Dona Teodora e nos dias de hoje o Loteamento Arco-Iris e AJ. Renner, 773. As Vilas citadas já faziam parte do bairro Dona Teodora, quando foi entregue o Parque Humaitá, vindo posteriormente a fazer parte do novo bairro.
        Com isto na última reforma do estatuto a entidade passou a ser denominada de Associação dos Moradores do Bairro Humaitá.